26 de dezembro de 2015

0 Como Se Proteger Dos Raios.


Os raios que caem no Brasil causam em média mais de 100 mortes todos os anos. A maior incidência de raios em nosso país ocorre por termos aqui, a maior zona de clima tropical do planeta, área central com o clima mais quente favorecendo a formação de tempestades e consequentemente de raios.

Com a chegada do verão, as tempestades se intensificam por causa do calor e do nosso clima. Pelo aumento da temperatura e da poluição, as áreas urbanas têm registrado um aumento na queda de raios, o fenômeno é conhecido como ilha de calor.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a região entre Coari e Manaus é a que mais tem raios em nosso país, mas o Estado de São Paulo é onde há o maior registro de mortes por queda de raios. De 2002 até 2014 foram registradas 1792 mortes causadas por quedas de raios.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Saiba como se proteger de raios:

Campo Aberto:
Em uma tempestade, evite ficar em campos abertos como campo de futebol, praias, plantações ou pastos. Procure um abrigo, uma casa ou construção. Se não tiver tempo de chegar a um local seguro, a melhor opção é deitar no chão, evitando assim, que você seja o ponto mais alto no descoberto.

Saia da água:
A água é condutora de energia elétrica, especialmente a água salgada. Quando você avistar uma tempestade, saia da piscina, do mar ou do rio.

Se proteja em um veículo:
Entre em um carro, a borracha dos pneus pode ajudar a isolar e proteger do raio, mas é importante que não toque em nenhuma parte metálica do veículo.

Eletrônicos:
Não ligue ou opere nenhum equipamento eletrônico. Equipamentos ligados à tomada podem ocasionar choque elétrico, caso o raio caia na rede de distribuição ou até mesmo uma faísca atinja sua residência.

Não fique debaixo de árvores:
Quando um raio é descarregado para a terra, ele procura o ponto mais próximo entre a nuvem e o chão. As árvores se tornam um dos pontos mais propícios para a conexão entre estes dois pontos.

A Energia dos Raios:

Obrigado pela visita:

Para conhecer as publicações em nossas redes sociais, acesse os links abaixo.
Next Page Home

Regras Comentário: Não serão aceitos comentários que contenham palavrões, ofensas pessoais ou expressões que tenham por intuito ridicularizar outros leitores

0 comentários: